O vassalo Yasumaro diz:
No início a matéria primeva de todas as coisas do universo solidifca-se mas ainda não surge nem princípio de vida e nem figura. Não há nomes e nem movimento. Quem poderá conhecer sua forma?Entretanto, os céus e a terra separaram-se, surgem os três deuses que se tornam as primícias de todas de toda a criação, as luzes e as trevas são então separadas e os dois espíritos tornam-se os genitores de todas as coisas existentes.
Assim, entra no mundo dos mortos e sai para o mundo dos vivos e, ao purificar os olhos faz com que surjam os deuses do sol e da lua e, nos movimentos de imersão e emersão <de seu corpo> nas águas do mar, faz com que surjam os outros deuses. Assim, embora o princípio de todas as coisas esteja num passado distante, mediante os antigos ensinamentos se conhece o tempo em que as terras foram geradas e as ilhas vieram à luz e, apesar do princípio de todas as coisas estar num passado distante, mediante os primeiros sábios se conhece a era quando os deuses foram gerados e as pessoas foram criadas.
KOJIKI OU “RELATOS D FATOS DO PASSADO” – APRESENTAÇÃO COM NOTAS ANA´LITICAS DA MAIS ANTIGA CRÔNICA HISTÓRICA JAPONESA DO SÉCULO VIII.
Tradução por Luís Fábio Marchesoni Rogado Mietto.

Deixe um comentário